Partitura

Vantagens de se estudar a teoria musical: 

Quando falamos de teoria musical muitos alunos se assustam, pois logo pensam em provas e incontáveis exercícios, folhas e mais folhas umas atrás das outras sem contar de correções intermináveis. Pois bem, o que muitos não sabem é que este tipo de metodologia aplicada para se ensinar teoria musical está em um conceito um tanto ultrapassado. Porém com o domínio básico da teoria já se consegue ler uma partitura sem muitas complicações.

Existem nas metodologias de ensino musical diversas maneiras para se ensinar a teoria sem a necessidade de exercícios chatos e um tanto cansativo.

Por meio dos Jogos musicais os alunos aprendem muito mais fácil a teoria do que se estivessem tendo que fazer livros e livros de exercícios. Mostra-se a prática para o aluno e depois o papel.

O curso de teoria musical está dividido em 12 módulos onde o aluno aprende desde o que é som e suas propriedades até o conceito de harmonização e composição.

O domínio da teoria leva a compreensão da partitura e sua execução. Mas, professora eu não toco partitura eu sei ler cifras. Pois bem. Para ler as cifras é necessário entender a formação de escalas e mesmo que você já saiba executar isso , talvez não tenha memorizado todos os graus da escala e seus nomes. Em uma aula de teoria musical você consegue trabalhar a sua memoria, pois a partitura é cheia de "símbolos" dos quais há a necessidade de você conhecer para a perfeita execução de uma peça de Bach, Mozart ou Schumann por exemplo. E se você não quiser tocar música clássica e ir ao popular, terá que ter conceito de harmonização de acordes e campo harmônico. 

Te convido a conhecer o curso básico de teoria para que você possa alcançar níveis mais avançados para a perfeita execução de sua música no seu instrumento, caso você deseje se tornar um compositor! 

Bons estudos!